Este é um dos documentos que mais demandam tempo e planejamento de quem quer viajar com o seu animal de estimação, e é uma documentação essencial para quem deseja levar o seu pet para outro país.
Não são todos os destinos que a exigem esse documento, mas a sua realização é obrigatória para a Europa, Estados Unidos, Japão, Austrália, entre outros países.
A Sorologia Antirrábica é um exame de sangue que faz a contagem dos anticorpos que neutralizam o vírus da raiva no organismo dos animais. Como o Brasil ainda possui casos de raiva, então muitos países que já possuem essa doença extinta em seus territórios pedem esse laudo por garantia.
O exame deve ser realizado trinta dias após a vacinação contra raiva no seu peludinho, que é o tempo médio que o seu pet irá levar para produzir todos os anticorpos necessários.
Após isso, uma amostra de sangue é enviada para análise em um laboratório credenciado. Se o resultado for igual ou acima de 0,50 UI/ml, isso significa que o animal teve reação da vacina antirrábica e está protegido contra o vírus da raiva e apto para viajar.
Caso o resultado do exame seja abaixo do valor mínimo estipulado, então o pet deverá ser novamente vacinado contra a raiva, aguardar 30 dias e uma outra coleta de soro deverá ser feita e analisada.
Lembrando sempre que a sorologia é um documento que dura por toda a vida do bichinho, desde que as vacinas do seu pet estejam em dia, então ela pode ser usada para todas as próximas viagens dele.